Quem é a mulher de acordo com compositoras da MPB?

Mulher violaoA mulher já foi bastante decantada pela música popular do Brasil de várias formas. Seja para enaltecê-la ou para desvalorizá-la. Muitas têm sido as expressões musicais, porém em grande parte, advindas de compositores homens. Mas como é mesmo que a artista brasileira vê a sua condição de ser mulher?

Selecionei abaixo algumas conhecidas canções de compositoras  que refletem sobre o feminino.

1) Cor de Rosa-Choque – Rita Lee

Esta música é considerada um dos hinos femininos desde que foi lançada como abertura do famoso programa da década de 80 TV Mulher (Rede Globo). O programa ia ao ar pelas manhãs e era direcionado à mulher brasileira, abordando de temas domésticos a sexuais. A canção, na época, chocava a alguns pela explícita referência à menstruação “Mulher é bicho esquisito/ Todo mês sangra”.

2) Feminina – Joyce

Em 1980 a cantora Joyce lançou esta canção cujo ser poético parece estar curiosa sobre o que significa ser feminina. Em forma de música, Joyce retrata sua definição do feminino que termina por concluir-se misterioso.

3) Mônica – Angela Rô Rô

Uma grande compositora brasileira aqui aborda o tema da violência contra a mulher de forma delicada e veemente. Canção feita sobre a morte de uma estudante assassinada pelo namorado na década de 80.

4) O lado quente do ser – Maria Bethânia

Nesta canção da compositora Marina Lima, interpretada por Maria Bethânia, a letra enfatiza o prazer, a sensualidade, e a vivência das emoções de forma livre.

E você sugere alguma outra canção composta por mulheres nesta mesma temática?

About Joseh Garcia

PhD in Psychology, musician, filmmaker, writer. Psicólogo, músico, cineasta, escritor.
This entry was posted in Brazilian Music and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a comment