Mãe e música: Tati Salvator, Silvia Nakkach, Dinize Wales e Joseh Garcia

Você lembra de sua mãe cantando ou ouvindo música em casa? Como você experimenta as canções brasileiras preferidas de sua mãe? Para celebrar o nosso amor a nossas mães, neste Dia das Mães, o blog Sounds Brazilian decidiu compartilhar com vocês algumas das memórias musicais preciosas que alguns respeitados artistas, educadores e profissionais da música da região costeira de San Francisco (EUA) têm de suas mães e da música brasileira. As estórias abaixo são ilustradas com fotos e maravilhosos vídeos de música.

Tati Salvator

Tati Salvator and her painting at Firewood, Pleasanton, CA.

Tati Salvator é um artista plástica brasileira cuja arte floresce em beleza e jovialidade. Sua arte traz cores vibrantes, e tem inspiração em suas vívidas experiências de sua infância no Brasil, e também é influenciada por seus valores espirituais e práticas da Ioga. Arte em sua vida veio, inicialmente, como a auto-cura, e este potencial restaurador está presente em seu trabalho e disponível para aqueles que sentem uma ressonância com suas pinturas. Tati faz parte de uma família de artistas. Sua mãe Alia Dickson Suassuna Medeiros costumava cantar junto com Tati a música Aquarela de Toquinho. As letras descrevem de forma lúdica o processo criativo de pintura como uma analogia para a criatividade envolvida na criação de nossas vidas através das escolhas que fazemos.

This slideshow requires JavaScript.

Tati fala um pouco sobre essas memórias com sua mãe e com a música Aquarela:

“Essa música é realmente sobre a criatividade e a maneira como minha mãe costumava cantá-la mudando as frases da letra sempre foi muito divertido. No final sempre dava certo e ela não parava de cantar mesmo sem conseguir se lembrar de parte da (letra da) música. Mamãe tornava-a mais divertida e cada vez era uma surpresa porque eu nunca sabia como ela alteraria a letra da canção. Minha mãe inspira a mim e a meus irmãos de muitas formas porque ela mostra que não importa o quão difícil a situação possa ser, juntos vamos encontrar a força para passar por isso. Enquanto somos uma família estamos conectados e fortes. O amor é tudo que precisamos.”

 

         _____________________________

Silvia Nakkach,

Silvia Nakkach

Silvia Nakkach é uma cantora incrível, cuja ampla e profunda relação com a música levou-a a estudar as conexões entre música e consciência. Ela é uma pioneira no campo de Cura através do Som (Sound Healing) e já lançou vários CDs e livros sobre este assunto, sendo o mais recente Free Your Voice. Ela também é o criadora do Certificado em Sound, Voice & Music Healing e fundadora da escola Vox Mundi. Silvia acolhe a música com braços abertos, abraçando diferentes texturas sonoras e músicas de diferentes partes do mundo, tais quais Índia e Brasil.

This slideshow requires JavaScript.

A mãe de Silvia chamava-se Olga Emilia Saban. A paixão pela música brasileira e memórias musicais de Silvia podem ter sua origem associada com o gosto musical de sua mãe. A música favorita de sua mãe é um clássico, a bossa nova Garota de Ipanema, de Tom Jobim, e Vinícius de Moraes.

Silvia fala com ternura sobre o relacionamento de sua mãe com a música:

“Lembro-me de seu senso incrível de movimento e sorriso quando ela ouvia João e Jobim cantando esta canção – embora ela lembrasse e comentasse mais sobre Vinícius – Ela amavá-o também.”

___________________________

Dinize Wales

Dinize WalesA produtora brasileira Dinize Gales deixou o Brasil em 1998, mas encontrou uma forma de levar um pouco do seu país consigo através de seu trabalho. Ela fundou a Nativa Productions, que ao longo destes anos tem trazido grandes talentosos cantores brasileiros a área de San Francisco (EUA), como Djavan e Jorge Ben Jor. Apaixonada por música e pela vida, suas memórias levam-a de volta as noites calorosas de sua cidade natal, Natal, o sorriso brilhante de sua mãe, e as belas melodias de uma canção inesquecível brasileira.

This slideshow requires JavaScript.

Dinize lembra de sua mãe e sua música favorita A Noite do Meu Bem de Dolores Duran:

Quando eu era criança, ela costumava cantar essa música para mim para me colocar na cama. Depois quando fiquei mais velha eu me lembro dela cantando pela casa.”

Você consegue imaginar ter essa canção incrível A Noite do Meu Bem como uma canção de ninar?

Não é a toa que música tornou-se uma parte tão importante da vida de Dinize Wales:

“Desde que me lembro, a música é uma parte forte da minha vida. No Brasil eu trabavalha com peças de teatro musicais e com promoção de eventos. Eu decidi fazer shows nos EUA e trazer a música para a comunidade brasileira.”

______________________________

Joseh Garcia

Joseh Garcia

Minha mãe, Diulinda Garcia, é extremamente musical. Eu tenho muitas memórias de sua bela voz e do seu cantar em casa sozinha, com amigos, e comigo. Sua profunda ligação com a música tornou-se para mim um exemplo em como ter uma relação de respeito e curiosidade profunda sobre o texto musical da música popular brasileira. Uma de suas músicas favoritas é Por Causa de Você. Pensando nela há alguns anos atrás eu gravei essa música com o pianista Duane Frybarger. Eu costumo dizer a ela que nós nos encontramos na música, e sempre que eu canto esta canção, eu sinto que ambos atravessamos oceanos e nos encontramos em um espaço de beleza, emoção e ternura.

This slideshow requires JavaScript.

 

Esta bela canção de Tom Jobim e Dolores Duran ganhou uma versão em inglês chamado Don’t Ever Go Away, bastante fiel ao original. Ouça abaixo a minha gravação em português.

About Joseh Garcia

PhD in Psychology, musician, filmmaker, writer. Psicólogo, músico, cineasta, escritor.
This entry was posted in Bossa Nova, Entrevista, MPB and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a comment